quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Festival Folclórico de Parintins

O que é? Onde Fica?
Vou ajudar aos meus visitantes a conhece um pouco da cultura do Norte do Brasil.
Bom é uma festa popular Amazonense que realiza anualmente no final do mês junho na cidade de Parintins, localizada no norte do estado. O festival é uma apresentação de dois grupos ou time, que são representados por Bois, que é o Garantido, de cor vermelha, e o Caprichoso, de cor azul. As apresentações dos dois Bois ocorrem no Bumbódromo uma espécie de Arena, do qual tem o nome oficial de Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, O Bumbódromo tem uma estrutura de uma cabeça de boi. Simbolizando uma figura de aspecto decorativo referentes aos bois, tendo uma capacidade para 35 mil pessoas.
O festival tem a duração de três noites, do qual as apresentações, dos dois bois são feitas através de apresentações (enredos ou tema) ornamentais temáticas da região com: Rituais indígenas, lendas e costumes dos ribeirinhos. Contando ainda com as alegorias e encenações, o mesmo parecido com a do carnaval do Rio de Janeiro.
Enfim o Festival não e apenas uma manifestação Cultural na cidade, mas sim para o povo que reside em Parintins e uma disputa com rivalidade, as mesma comparada como a paixão de futebol...
O Festival de Parintins atualmente se tornou um dos maiores divulgadores da cultura do Amazonas, para o Brasil e até do Mundo.


O Festival Folclórico de Parintins, que chega em 2011 a 46ª edição, com a apresentação entre os dias 24 e 26 de junho.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O poder de Transformação da Leitura

Por: Vitor Franco / Thiago Franco - 2009


"Ler e pra quem quer"


A leitura é uma forma de aprimorar o conhecimento das palavras, enriquecer a cultura e o intelecto pessoal.
A leitura não e simples habito mas a forma concreta de desenvolver o raciocínio humano, o desperta para o mundo fascinante e abrangente das palavras.
As pessoas deveriam entender que a leitura faz parte da vida, pois e com ela que apreendemos e com ela que vivemos, sem a leitura não saberíamos distinguir o correto do errado, do que é verdade e falso, até mesmo de não sermos enganados ou corrompido de falsas palavras.
A importância da leitura estar, na conversa agradável , na forma de expressar ,no convívio passivo entre as pessoas, no caráter e principalmente na formação integral, ética, humanitária de um cidadão.
A leitura é fundamental com sua extrema importância para sermos pessoas de boa formação. De bom caráter, inteligente e culto, pois e com a leitura que adquirimos conhecimento, transformando e desenvolvendo a formação de um homem, mulher, jovens, crianças e idosos, enfim a Leitura não e para quem pode e sim para quem quer.